Inspirado nas manifestações de rua ocorridas no Brasil em 2013, exigindo melhores serviços públicos, o fim da corrupção e se posicionando contra os gastos exorbitantes com os megaeventos que estão para acontecer no país e decorrentes abusos contra a população, OPAVIVARÁ! leva frases de protesto e reflexão para as cangas de praia.
As praias sempre foram relacionadas apenas com espaços de alienação, lazer e descanso. No entanto, seu poder de congregar pessoas de todas as áreas geográficas, classes sociais e religiões transforma este espaço numa enorme ágora de areia, sal e sol, capaz de promover encontros e gerar conversas e discussões. Usualmente as cangas de praia trazem imagens de um país colorido, vibrante, com suas paisagens exuberantes. Sem dúvida essas são importantes características brasileiras. Mas ao adicionar a tudo isso mais uma camada de protesto e pensamento ativamos o espaço da praia gerando outras relações, assim como as manifestações fizeram em 2013, invadindo as ruas com a potência transgressora do carnaval, adicionando a isso gritos de protestos propositivos, criando um ambiente de festa e política, que mesmo sendo violentamente reprimido segue seu caminho.
Estendidas na areia ou envolvendo os corpos bronzeados, as cangas se espalham pela cidade deixando em seu rastro suas mensagens. As 5 frases impressas são: ABAIXO AS CALÇAS, XÔ CHOQUE, SURUBA NÃO É FORMAÇÃO DE QUADRILHA, TODO O PODER À PRAIA, ASSASSINARAM O CAMARÃO. Cada frase trás em si muitos significados, doses de humor e de ácida ironia, sobre as políticas públicas cerceadoras que se seguiram às manifestações de rua que foram violentamente reprimidas pela polícia.
Foram confeccionadas 100 cangas e distribuídas gratuitamente pela praia de Ipanema durante o evento Alalaô no Arpoador em 2013.