Opavivará!


 
Plano-B Design

FORMOSA DECELERATOR

Taipei (Taipei Biennial 2014 -Taipei Fine Arts Museum) (2014)

   

Bienal de Taipei 2014

A Grande Aceleração | Arte no Antropoceno 

(Curador: Nicolas Bourriaud)

Formosa Decelerator é um dispositivo relacional que mistura duas tradições indígenas brasileiras: a prática popular das pajelanças, encanterias, curanderias e as redes tradicionalmente usadas pelos índios como cama. As redes são o espaço ancestral do ócio por excelência. Quando os portugueses chegaram ao Brasil não entenderam o tempo do índio. Ficar na rede em seu tempo livre era considerada, pela ótica cristã europeia, um pecado capital: a preguiça. Mas para o índio a fruição do ócio é um convite a uma integração com a natureza, uma temporalidade desacelerada na qual se produz o essencial sem a necessidade de acumular excessos. Nesta montagem especial para a Bienal de Taipei o trabalho é contaminado pelas tradições taiwanesas, com seus rituais e usos do chá. 

Formosa Decelerator é uma espécie de templo da preguiça, um espaço que convida ao ócio. A estrutura octogonal que suporta 16 redes remonta à representação do I-ching, a partir das oito combinações possíveis dos trigramas oraculares. Criamos assim um espaço de desaceleração, um estar coletivo que busca a potência criativa dos encontros. Um espaço que permita a distensão do tempo acelerado do cotidiano abrindo caminhos para uma fruição mais orgânica, prazerosa e reflexiva do que nos cerca.

No centro da estrutura encontra-se uma mesa formada por uma bandeja e 16 compartimentos contendo diferentes ervas medicinais. Um cardápio-bula revela as indicações e contra-indicações de cada erva e garrafas elétricas com água, potes de chá e xícaras ficam à disposição para que as pessoas façam seus próprios chás. O público participa ativamente da intervenção selecionando no cardápio a(s) erva(s) mais apropriada(s) para seu momento, criando sua própria mistura. O conceito de coletividade é evocado, destacando-se ligações que serão realizadas ao longo do tempo entre o público participante.

Se no antropoceno entramos na era dos centros urbanos em que a intervenção humana se faz presente em todos os cantos do planeta, Formosa Decelerator cultua o não fazer e o não produzir mas apenas o estar e marca assim um contraponto à esse tempo acelerado, superficial, volátil, evocando as trocas interpessoais como forma de transformar o desafio de vivermos juntos num exercício pulsante de prazer, congregação e ócio criativo.

Taipei Biennial 2014

The Great Acceleration | Art in the Anthropocene

(Curator: Nicolas Bourriaud)

Formosa Decelerator is a relational device that blends two typically Brazilian indigenous traditions: the popular practice of shamanism through the curative herbs and the hammocks used by indigenous people to sleep in. Hammocks are by excellence the ancient space of lazyness, of idleness. When the Portuguese arrived in Brazil they did not understand the indigenous people timings. To spend you spare time in a hammock was considered, by the European optic, one of the seven deadly sins: sloth. But for the indigenous tribes inactivity is considered an invitation to experience and integrate with nature, a temporality in which only the essential is produced with no need to accumulate any excesses.

Formosa Decelerator is a kind of sloth temple, specially conceived for the Taipei Biennale, and thus contaminated by the Taiwanese traditions, rituals and tea ceremonies. Composed by an octagonal wood structure filled with 16 hammocks that are an invitation to inactivity, the shape of the structure is inspired by the representation of the I-Ching and the eight possible trigrams that are the sources of interpretation in the traditional oracle. It is a space of deceleration, a collective being that aims to reach the creative power of the encounters. space that allows our accelerated daily routine to be stretched, opening up the path to a more organic, pleasurable and reflexive fruition of our environment. 

In the centre of the structure there is a table with a central tray and 16 compartments containing different medicinal herbs. A leaflet menu explains the indications of use and side effects of each herb and a couple of electrical kettles and some teapots and cups are available for people to make their own tea. The public participates actively in the intervention, selecting what herbs they feel will suit better their own needs and creating their own mixes. We aim to evoke a collective ambience based on sharing and on the relationships that will be created between the general public.

If the anthropocene is the era of urban centres in which human intervention has an impact in every corner of our planet, Formosa Decelerator is a space that worships the non-productive and non-active and it stands as a counter proposition to our accelerated, superficial and volatile times. It evokes the interpersonal exchanges as a tool to transform the challenge of living together in a vibrant and pulsating exercise of pleasure, congregation and creative idleness.